Image is not available
Iara Gonçalves
Image is not available
Janaina Medeiros
Image is not available
Jaqueline Silva
Image is not available
Joseneide Vasconcelos
Image is not available
Judith Andrade
Image is not available
Kallynka Ortins
Image is not available
Simone Gonçalves
previous arrow
previous arrow
next arrow
next arrow
Slider

Sobre o Projeto

Histórias de vida e superação. Mulheres protagonistas na família e na sociedade. O retrato do povo brasileiro: afetuoso e capaz de ressignificar suas vivências em atos de coragem, mas sem perder a ternura e a delicadeza. O projeto Retratos de Mãe, de Andréa Leal, traz a fotografia como instrumento de valorização e mudança social. Dezoito personagens reais dos artigos da jornalista pernambucana Sílvia Bessa, com curadoria de Simone Silvério. Um convite à emoção e uma homenagem às mulheres e mães do Brasil. O projeto deu fruto a uma exposição com acessibilidade e interação, onde, por meio um aplicativo de realidade aumentada, diante de cada retrato o visitante assiste a um vídeo com o depoimento da própria personagem contando sua trajetória. A mostra tem o apoio de Fujifilm , Magipix, Viacolor e Virtual Produções.

Com 20 anos de profissão e figurando entre as profissionais mais destacadas do Brasil, considerada em 2010 um dos 15 repórteres mais premiados do país de acordo com ranking histórico elaborado pelo site especializado Jornalistas&Cia, de São Paulo, Sílvia no início deste ano de 2018, figurou como a segunda jornalista a ganhar mais honrarias em todo o Nordeste. Aos 42 anos, soma mais de vinte prêmios jornalísticos internacionais e nacionais, entre os quais três prêmios Esso e de quatro e prêmios Embratel. Depois de atuar por mais de 10 anos como repórter política, deu uma guinada na sua carreira. Com a primeira filha Anaís pulsando no seu ventre, descobriu que ser mãe é também resistir. Viveu a chegada e a partida da primogênita no mesmo momento. A bebê tinha a Síndrome de Edwards, acaso genético com impactos neurológicos graves e viveu por 111 dias. “Eu só queria ser uma mãe com dignidade”. Jornalista, voltou à redação determinada a ouvir e escrever sobre mulheres e mães. Foi premiada dois anos depois com a gestação das gêmeas Anita e Pilar.

O projeto, transformado em exposição lançada no Recife e em cartaz em São Paulo, é pano de fundo para a aparição dessas mulheres fortes, com uma história pra contar. Conheça algumas delas: Depois de passar oito horas em poder de sequestradores ao lado da filha criança, Beth largou a profissão e se transformou em contadora de histórias, com a missão de dar atenção e afastar crianças carentes da criminalidade. Afastada do sonho de ser professora pelo machismo do pai e do marido, Rosa fez concurso público às escondidas com a "conivência" dos filhos, entrou numa sala de aula pela primeira vez aos 55 anos e hoje ensina as crianças a dizer não à opressão e ao preconceito, falando de autoestima e valorização do negro a crianças da rede pública de ensino e suas famílias. Com uma situação financeira estável, Áurea já trabalhava como voluntária quando Pernambuco foi atingido pelo surto de microcefalia. Ela começou frequentando hospitais para dar apoio às mães e hoje se dedica a projetos que as integre ao mercado de trabalho, ensinando a fazer e vender bijouterias e doces. Aos finais de semana, leva os bebês raros para sua casa, faz campanhas para arrecadar fraldas, remédios e alimentos e é tida como um anjo da guarda para as famílias. Na criação da filha e na vida, Beca é incansável na valorização de mulheres e das negras e na não-romantização da maternagem. Daniele teve um filho com microcefalia e foi uma das primeiras mães a expor o caso, dar entrevistas, alertar e pedir ajuda para seus filhos e os outros bebês que também nasceram com a Síndrome Congênita do Vírus Zika.

andrea

Sobre a Fotógrafa Andréa Leal

Carol Ley

Sobre a curadora Carol Levy

Lu Maia

Sobre a artista plástica Luciana Maia

Claudia Bettini

Sobre a coautora jornalista Cláudia Bettini

Fátima Veras

Iara Gonçalves

Janaina Medeiros

Jaqueline Silva

Joseneide Vasconcelos

Judith Andrade

Kallynka Ortins

Marina Nassar

Simone Gonçalves

Parceiros